FESTUERN 2019


XIV Festuern


Apresentação

           O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – FESTUERN é um Programa Interdisciplinar de Teatro Escolar que acontece anualmente e existe desde 2003. É promovido pela Pró-Reitoria de Extensão-PROEX da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, e objetiva promover, difundir e divulgar as manifestações artístico-culturais, como bem social indispensável na formação integral do ser humano, valorizando a escola e a universidade como espaços de produção de cultura e conhecimento.

          O FESTUERN é um Programa de extensão universitária que promove um diálogo entre arte, cultura e educação, levando o teatro para a sala de aula. O evento oportuniza nas escolas do Estado a criação de grupos teatrais e sua continuidade, culminando em apresentações públicas durante o período de realização do festival, que acontece no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró-RN. O FESTUERN está pautado no Plano Institucional de Cultura da UERN, numa concepção já adotada pelo Ministério da Cultura – MinC que norteia a formação de políticas, programas, projetos e ações para fortalecer atividades de cultura e artes no âmbito institucional.

          Além de promover a arte, cultura e educação, o FESTUERN caracteriza-se como um projeto de cunho social, pois os alunos que compõem os grupos de teatro das escolas buscam uma vivência coletiva por meio da arte cênica, afastando-se, dessa forma, das condições de vulnerabilidade e risco.

          O FESTUERN anualmente escolhe um tema a ser trabalhado como referencial para o desenvolvimento de todo o processo artístico e pedagógico, o qual é abordado nos espetáculos que participam do festival. 

TEMA

Patrimônio e identidade cultural

Por Fabiano Mendes

Patrimônio, identidade e cultura são conceitos que se entrelaçam. De tão amplos e polissêmicos que são ocupam, cada um, posição central em vários debates sobre o passado, o presente e o futuro de qualquer agrupamento humano.
O patrimônio cultural, por muito tempo confundido com obras arquitetônicas ou arqueológicas trouxe, até a constituição de 1988, seu sentido atrelado ao de patrimônio material.  O conceito de patrimônio imaterial ou intangível alarga essa perspectiva e traz para o campo do patrimônio cultural as mais variadas manifestações culturais e artísticas.
A identidade, expressão que por si mesma e ao mesmo tempo libertada e aprisiona, pode servir como refúgio do “eu”, confundindo-se com a individualização; fortalecimento do “nós”, quando se investe de fator agregador; fragmentação pura, simples e perigosa, quando não se exercita a alteridade, que é quando o “outro” não é visto de plena conformação como o “eu” ou o “nós”. 
Cultura, assim como patrimônio e identidade, é multívoca: pode remeter à agricultura, aos processos educacionais, à tradição, às manifestações consagradas e canônicas ou populares e de massa. Tem a ver com o comportamento, com a atitude diante dos fatos e processos e com as artes de um modo geral.
O XIV FESTUERN fez uma renda, uma trama desses conceitos e convida docentes e discentes da educação básica e pública do estado do Rio Grande do Norte a manipularem os fios dessa renda montando seu próprio tecido cultural por meio do teatro escolar – ele mesmo uma manifestação humana e coletiva, um exercício de identidade e um patrimônio do estado que está se fazendo notar mais e mais a cada ano, unindo universidade, escolas, arte e pessoas numa celebração cidadã da cultura.

Editais/Regulamento


EDITAL nº 009/2019: RESULTADO FINAL
Clicl AQUI para acessar o Edital com o resultado final da seleção das escolas para o XIV FESTUERN.


EDITAL nº 008/2019: RESULTADO PARCIAL
Click AQUI para conferir o Edital com o RESULTADO PARCIAL
Click AQUI para acessar o formulário de diligências


EDITAL nº 004/2019: NORMAS PARA SELEÇÃO
Clique aqui para acessar o formulário de inscrição! (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)


REGULAMENTO XIV FESTUERN - 2019


IMPORTANTE
As escolas terão até o dia 30 de agosto para entregarem as listas de alunos atualizadas para a confecção de certificados. 
Caso o nome do aluno não esteja atualizado nas bases de dados do FESTUERN, os alunos não poderão receber a certificação, conforme item 8.5 do regulamento do XIV FESTUERN.
As listas atualizadas deverão ser enviadas para os seguintes emails: festuern@uern.br ou deca.proex@uern.br


Certificados

Para acessar os certificados (escolas) click AQUI

Para acessar os certificados (Equipe) click AQUI



O FESTUERN está em todo o RN, atuando desde de 2003 em várias regiões do nosso estado. Nessa XIV edição, temos a participação de 11 cidades diferentes do Estado do Rio Grande do Norte: Apodi, Mossoró, Rodolfo Fernandes, Olho-d'Agua do Borges, Macau, Alto do Rodrigues, Guamare, Pendencias, Currais Novos, Natal e Parelhas.

ESCOLAS PARTICIPANTES

  1. CEEP PROFESSORA MARIA RODRIGUES GONÇALVES
  2. E. M. TEREZINHA JUSTO
  3. ESCOLA DE ARTES DE MOSSORÓ
  4. E. E. 12 DE OUTUBRO - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
  5. E. E. 20 DE SETEMBRO
  6. E. E. EDUCANDÁRIO PROFESSOR PAULO FREIRE
  7. E. E. JERÔNIMO ROSADO
  8. E. E. MANOEL NOBERTO
  9. E. E. MONSENHOR AMÂNCIO RAMALHO
  10. E. E. MONSENHOR HONÓRIO
  11. E. E. MONSENHOR RAIMUNDO GURGEL
  12. E. E. NÁDIA MARIA CÂMARA
  13. E. E. PROFESSORA CLARA TETÉO
  14. E. E. SEBASTIÃO GOMES DE OLIVEIRA
  15. E. M. EXPEDICIONÁRIO ARLINDO MARTINS
  16. E. M. FRANCISCO DE OLIVEIRA MELO
  17. E. M. LUIZ MOREIRA DA SILVA
  18. E. M. MONSENHOR WALFREDO GURGEL
  19. E. M. PROFESSORA CELINA GUIMARÃES VIANA
  20. E. M. PROFESSORA MARIA MADALENA DA SILVA
  21. E. M. PROFESSORA TRINDADE CAMPELO
  22. IFRN - NATAL CAMPUS NATAL – CIDADE ALTA

Programação


Programação XIV FESTUERN

Veja AQUI a programação geral do Festuern.

Galeria


Para acessar as fotos do Lançamento do XIV FESTUERN click AQUI

Formação artística e pedagógica


Apresentação

O FESTUERN, se configura numa ferramenta incentivadora do crescimento da arte teatral no Estado, revelando novos talentos e estimulando a criação teatral, assim sendo, as oficinas de formação terão caráter teórico e prático e serão oferecidas a professores, alunos, diretores artísticos e bolsistas do programa “Mais Educação” das escolas que participarão da XIV edição do Festival.

Tomando como referência a perspectiva de diálogo entre a transversalidade e o potencial pedagógico, cultural e social do teatro e de suas formas de expressão e de troca de linguagem entre as diversas classes socioculturais, o XIV FSTUERN ofertará oficinas focadas na possibilidade de contribuir para a formação dos cidadãos e cidadãs comprometidos com a construção de uma sociedade democrática e culturalmente plural e diversificada, como forma de oportunizar a vivência e troca de experiências através do teatro, possibilitadas pela realização de oficinas em formato de módulos temáticos e específicos, que tratam dos elementos do teatro e, principalmente dialogam entre si, por meio de conteúdos teóricos e práticos.

As oficinas deverão acontecer nos meses de junho, julho e agosto do ano de 2019, com carga horária de 40 horas no total.   

Objetivo

Proporcionar aos realizadores e realizadoras dos espetáculos integrantes do XIV FESTUERN vivências artísticas e pedagógicas, bem como, trocas de experiências e de técnicas de construção de espetáculos, promovendo, difundindo e divulgando as manifestações artístico culturais, como bens sociais indispensáveis na formação integral da pessoa humana a partir da valorização da escola e da universidade como espaços de produção de cultura e conhecimento.

Objetivos Específicos

 1.      Despertar a comunidade escolar e universitária para a importância da arte na formação integral dos estudantes;

 2.    Subsidiar o desenvolvimento das artes na escola e na universidade, incentivando e preparando, através da oferta de oficinas de caráter técnico-pedagógico de teatro os educadores e universitários para o desenvolvimento do teatro com fins pedagógicos;

 3. Motivar a comunidade escolar e universitária para inserir na sua proposta socioeducativa a vivência na arte, como instrumento didático-pedagógico motivador do processo ensino-aprendizagem e viabilizador de práticas interdisciplinares;

 4.    Promover a inclusão dos mais diferentes setores da população no acesso à cultura como direito da pessoa cidadã, possibilitando o questionamento construtivo e propositivo que delineie contornos de uma política cultural democrática;

Metodologia

Serão realizadas oficinas artístico culturais em polos específicos de acordo com as demandas de inscrições e visitas didático-pedagógico nas escolas selecionadas, objetivando trabalhar a montagem do espetáculo. Para que o trabalho seja realizado dentro das conformidades propostas neste projeto, a escola se comprometerá ao atendimento das ações do FESTUERN partindo da seleção de um professor representante, escolhido pela direção da escola, para acompanhar as oficinas e visitas didático-pedagógicas. As oficinas artístico culturais serão realizadas no sentido de capacitar este professor representante da escola visando condicioná-lo para uma melhor qualidade na montagem do espetáculo.

Público beneficiado

  • Professores(as)
  • Alunos(as)
  • Diretores(as)



TEXTO DA PRIMEIRA FORMAÇÃO

Faça o download AQUI



Agenda de Formações artísticas e pedagógicas

  • POLO 1  - MOSSORÓ

    • Cidades que compreendem o polo 1 (MOSSORÓ, APODI, RODOLFO FERNANDES, OLHO D’ÁGUA DO BORGES, TABULEIRO DO NORTE - CE)
    • Agenda de formações
      • Local: Auditório do Curso de Música (Campus Central da UERN)
      • Data: 12/07, 08/08 e 05/09
      • Hora 08:00 às 16:00

    POLO 2 - ALTO DO RODRIGUES

    • Cidades que compreendem o polo 2 (ALTO DO RODRIGUES, MACAU, GUAMARÉ, PENDÊNCIAS)
    • Agenda de formações
      • Local: CEEP Profa. Maria Rodrigues Gonçalves
      • Data: 11/07, 07/08 e 09/09
      • Hora 08:00 às 16:00

    POLO 3 - NATAL/CURRAIS NOVOS/PARELHAS

    • Cidades que compreendem o polo 3 (NATAL, CURRAIS NOVOS, PARELHAS)
    • Agenda de formações
      • Local: Complexo Cultural de Natal (Zona Norte) - NATAL
      • Data: 10/07
      • Hora: 09:00 às 16:00


    • Local: Escola Municipal Profa. Trindade Campelo (Rua Primo Martins, 152, Bairro Silvio Bezerra) - CURRAIS NOVOS
    • Data: 09/08
    • Hora: 09:00 às 16:00


    • Local: Escola Estadual Manoel Noberto ( Povoado Santo Antônio) - PARELHAS
    • Data: 10/09
    • Hora: 09:00 às 16:00

OBS - O translado dos integrantes durante o processo de formação/festival é de responsabilidade dos grupos participantes. Será disponibilizado um lanche após o momento de apresentação do grupo na fase festival.

Concurso de Fotografia


Concurso Escolar Fotográfico “Um olhar sobre o Patrimônio e Identidade Cultural”

O concurso fotográfico proposto pela XIV Edição do FESTUERN, traz a proposta de contribuir com a nossa memória, patrimônio e identidade, através do registro fotográfico do processo vivido pelas escolas envolvidas no Festival.



Para acessar o regulamento, click AQUI

Para acessar o formulário de inscrição das fotos, click AQUI

Agenda

O FESTUERN

O Festival será realizado entre os dias 16 a 20 de setembro de 2019 no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, na cidade de Mossoró-RN.


1 - Inscrição e seleção dos espetáculos XIV FESTUERN

  • Publicação do Edital (JOUERN): 17/04/2019
  • Período de inscrição: 17/04/2019 a 15/05/2019
  • Seleção dos espetáculos: 16/05/2019 a 26/05/2019
  • Resultado parcial: 27/05/2019
  • Resultado Final: 31/05/2019
  • XIV FESTUERN: 16 a 20 de setembro de 2019

 


2 - Lançamento XIV FESTUERN

O lançamento do XIV Festival de Teatro da Universidade será lançado no dia 07/06/2019 às 08:00 no Teatro Lauro Monte Filho. Participarão dessas atividades as escolas selecionadas, classe artística e comunidade em geral. Neste evento serão repassadas todas as informações sobre a dinâmica do festival, como, formações artísticas e pedagógicas, regulamento, Seminário de abertura. Contaremos ainda com apresentações artísticas.

  • Local: Teatro Lauro Monte Filho
  • Hora: 08:00hs
  • Data: 07 de junho de 2019

3 - Inscrição no Consurso Escolar de Fotografia "Um olhar sobre o patrimônio e identidade cultural"

  • Inscrições das fotos: 10/06/2019 a 30/08/2019
  • Seleção das fotos finalistas pela comissão técnica: 02 a 05/09/2019
  • Votação dos finalistas realizada pelo voto popular: 06 a 09/09/2019
  • Resultado do concurso: 10/09/2019
  • Exposição durante o festival: 16 a 20/09/2019

4 - Agenda de Formações artísticas e pedagógicas

  • POLO 1  - MOSSORÓ

    • Cidades que compreendem o polo 1 (MOSSORÓ, APODI, RODOLFO FERNANDES, OLHO D’ÁGUA DO BORGES, TABULEIRO DO NORTE - CE)
    • Agenda de formações
      • Local: Auditório do Curso de Música (Campus Central da UERN)
      • Data: 12/07, 08/08 e 05/09
      • Hora 08:00 às 16:00

    POLO 2 - ALTO DO RODRIGUES

    • Cidades que compreendem o polo 2 (ALTO DO RODRIGUES, MACAU, GUAMARÉ, PENDÊNCIAS)
    • Agenda de formações
      • Local: CEEP Profa. Maria Rodrigues Gonçalves
      • Data: 11/07, 07/08 e 09/09
      • Hora 08:00 às 16:00

    POLO 3 - NATAL/CURRAIS NOVOS/PARELHAS

    • Cidades que compreendem o polo 3 (NATAL, CURRAIS NOVOS, PARELHAS)
    • Agenda de formações
      • Local: Complexo Cultural de Natal (Zona Norte) - NATAL
      • Data: 10/07
      • Hora: 09:00 às 16:00


    • Local: Escola Municipal Profa. Trindade Campelo (Rua Primo Martins, 152, Bairro Silvio Bezerra) - CURRAIS NOVOS
    • Data: 09/08
    • Hora: 09:00 às 16:00


    • Local: Escola Estadual Manoel Noberto ( Povoado Santo Antônio) - PARELHAS
    • Data: 10/09
    • Hora: 09:00 às 16:00

Redes sociais


Rede Festuern


FESTUERN abre período de inscrições para grupos de teatro escolar


3a DIREC - Inscrições XIV FESTUERN


Conexão – Lançamento do XIV FESTUERN


G1 RN - UERN abre inscrições para 14ª edição de festival de teatro para escolas públicas


TCM Notícia – FESTUERN abre inscrições para 14ª edição


Inscrições para o XIV FESTUERN podem ser feitas até esta quarta-feira


PROEX publica resultado parcial da seleção para o XIV FESTUERN


PROEX divulga resultado final de espetáculos selecionados para o XIV FESTUERN


XIV FESTUERN será lançado na próxima sexta-feira


Bom Dia Mossoró – 14ª Edição do FESTUERN é lançada em Mossoró


Estudantes de onze cidades do RN se preparam para o XIV FESTUERN que tem como tema “Patrimônio e Identidade Cultural

Equipe


Coordenação Geral

Emanoel Marcio Nunes

Evandro Hallyson Dantas Pereira

Francisco Fabiano de Freitas Mendes


Equipe Artística

Raimundo Nonato Santos da Costa - Teatro (coordenador)

Ana Priscila Andrade Santos - Dança

Antônio Roberto de Oliveira Vitor - Teatro

Evandro Hallyson Dantas Pereira - Música

Luiza Gurgel Queiroz de Almeida - Teatro

Narjara da Silva Dias - Dança

Natália Cristina Negreiros Evangelista Dantas - Dança

Pedro Lucas Freitas Araújo - Música


Equipe Secretaria

Érica Larissa de Oliveira Silva (coordenadora)

Arlete Jácome de Lira


Equipe Pedagógica

Alexsandra Ferreira Gomes (coordenadora)

Francisco Fabiano de Freitas Mendes


Equipe Executiva

Alexsandra Ferreira Gomes (coordenadora)

Ana Clécia Sousa Lima

Anne Lizabelle Leite Duarte

Delvir da Silva Araújo

Elissandra Barbosa Fernandes Filgueira

Emanuella Rodrigues Veras da Costa Paiva

Geordana Fernandes Souto Monte

Kalina Barreto Machado

Luís Marcos de Medeiros Guerra

Raimundo Nonato Vieira Filho

Ricardo Alves da Silva

Rúbia Maria de Lima


Equipe Comunicação

Luis Flávio Batista - (coordenador)

Amanda Veríssimo da Silva

Jorge Henrique Lima Nunes

Larissa Araújo Fernandes

Luiza Gurgel Queiroz de Almeida


Atualizado por: Evandro Hallyson Dantas Pereira em 29/04/2020 (Setor para Contato: FALA - Departamento de Artes )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | proex@uern.br | (84)3315-2183
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^