Tema


“Certa palavra dorme na sombra de um livro raro. Como desencantá-la? É a senha da vida, a senha do mundo. Vou procurá-la.”

O poeta Drummond nos provoca a procura por essa “palavra” que é de cada um, mas pode nos abraçar como um desejo compartilhado de presente digno e futuro melhor. O primeiro passo é codificá-la, saber guardá-la na mente e no papel.

Teus guardiões, a voz e o lápis, e outras palavras, organizadas num grupo protetor chamado frase são os meios para enfrentar a má palavra contaminada de ignorância. É preciso ir além de codificar palavras e cumprir a função do ler e escrever. A palavra precisa ser acolhida, existir no íntimo de quem a guarda como um antídoto perene e vigilante contra o domínio do obscurantismo.

A palavra, quando amiga, une, no espaço de uma página, letrados e recém-chegados ao campo do registro, onde os conhecimentos tradicionais e modernos dialogam por fala e por escrita e as diferentes gerações trocam bilhetes.

O XV FESTUERN traz no tema “palavra amiga: arte, cultura e letramento”, a provocação do poeta. Queremos todos escrevendo nas superfícies lisas suas palavras amigas. Queremos tornar o alfabeto íntimo para promover o orgulho do ato de marcar o mundo com um dos signos da cidadania. Queremos que crianças, jovens e adultos cultivem no palco o sonho de, com a palavra, mudar o mundo, começando por lutar para que todos no mundo tenham direito à palavra.


Atualizado por: Evandro Hallyson Dantas Pereira em 06/03/2020 (Setor para Contato: FALA - Departamento de Artes )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | proex@uern.br | (84)3315-2183
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^